[ Apresentação ] [ Sumário ]

Letra - B


BACEN
Banco Central do Brasil.

BALANCETE
Demonstrativo contábil de verificação no qual se encontram os saldos das contas devedoras e credoras dispostos em forma de equação, ou seja, total dos saldos devedores igual ao total dos saldos credores.

BALANÇO
Demonstrativo contábil que apresenta, num dado momento, a situação do patrimônio de uma entidade.

BALANÇO FINANCEIRO
Demonstrativo contábil de ingressos e dispêndios ( entradas e saídas ) de recursos financeiros a título de receitas e despesas orçamentárias, bem como recebimentos e pagamentos de natureza extra-orçamentárias, além dos saldos de disponibilidades do exercício anterior e do exercício seguinte.

BALANÇO GERAL DO ESTADO (BGE)
Conjunto de informações orçamentárias, financeiras e contábeis de um exercício financeiro, englobando, as contas de todos Órgãos e Entidades da Administração Pública do Estado acompanhado do Relatório das Atividades desenvolvidas no período. O BGE deve ser encaminhado à Assembléia Legislativa, anualmente, com os dados do exercício anterior, dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa ( inciso XXIV, art. 84, da Constituição Federal ).

BALANÇO ORÇAMENTÁRIO
Demonstrativo contábil das Receitas Previstas e das Despesas Fixadas no Orçamento Fiscal, em confronto com as Receitas e Despesas Realizadas, evidenciando, ainda, as diferenças entre elas .

BALANÇO PATRIMONIAL
Demonstrativo contábil que evidencia o Ativo Financeiro e o Não Financeiro, o Passivo Financeiro e o Não Financeiro, o Saldo Patrimonial e as Contas de Compensação, sintetizando os bens, valores, créditos e obrigações do Estado.

BANESTADO
Banco do Estado do Paraná

BUYER´S
Importação de bens ou serviços, quando financiada por um banco.

BUYER´S CREDIT
Operação de financiamento ao importador extrangeiro pelo Tesouro Nacional com recursos orçamentários.



[ Anterior ] [ Próximo ]