[ Apresentação ] [ Sumário ]

    1. Lançamentos Manuais
    2. Os lançamentos contábeis não cobertos pelos lançamentos automáticos são efetuados no sistema pelas transações 48 – NLC – Nota de Lançamento Contábil e NLI – Nota de Lançamento de Interferência. O caminho no SIAF para a emissão das NLC’s e das NLI’s começa pela opção Documentos na Tela Principal do SIAF.

       

      1. NLC – Nota de Lançamento Contábil

As instruções de emissão e preenchimento da NLC estão descritos no Módulo 4 – Transações Contábeis deste Programa de Treinamento.

 

9.5.2 NLI – Nota de Lançamento de Interferência

A NLI deve ser utilizada quando os lançamentos contábeis envolvem outro Órgão. Exemplo: Transferência de valores a débito e/ou a crédito para outro Órgão, onde um lançamento é feito no Órgão de origem e o outro lançamento deve ser efetuado em outro Órgão/Entidade. Pela utilização do método adotado das partidas dobradas, onde para cada débito deve ser efetuado um crédito correspondente, utiliza-se a NLI, que possibilita a triangulação das transações via Órgão 99 de uso exclusivo da DICON.

O acesso a NLI é pela Tela Principal de Documentos, indicando ‘Digitar Documento Novo".

Após o preenchimento da primeira parte do documento, o Órgão de origem tecla PF4, para que a DICON complemente os lançamentos e atualize os arquivos contábeis.

 

A DICON toma conhecimento das NLI’s preenchidas pelos Órgãos, através da consulta de documentos não lançados, na Tela Principal de Documentos. Em seguida, acionando pelo nº da NLI, a opção "Alterar documento digitado", aonde poderão ser feitos os lançamentos complementares.




[ Anterior ] [ Próximo ] [ Glossário ]