O cadastro de credores no SIAF tem por objetivo padronizar e facilitar a emissão das notas de empenhos, a contabilização e a centralização por subcontas alfabéticas, dos valores creditados e dos pagamentos efetuados aos credores do Estado. Todo credor, no ato de seu cadastramento, recebe um código gerado pelo sistema, que o identifica no SIAF, em todas as operações em que este credor esteja envolvido. A iniciativa do cadastramento de um novo credor é do GOF, ou chefe de Unidade equivalente, e sempre será necessária quando na emissão de um Pedido de Empenho, for constatado a sua inexistência. A efetivação do cadastro de um novo credor no sistema é feita por técnicos da SEFA/DIPRO, especialmente designados para essa função, que somente atualizam um novo registro de credor, após análise criteriosa dos dados previamente preenchidos, tais como Nome e CGC para as empresas e CPF/RG para pessoas físicas. O acesso à rotina de cadastramento de credores no sistema é pela Tela Principal do SIAF, obedecendo à seguinte seqüência: "Execução Orçamentária FOR.0000", "Manutenção de Tabelas FOR.5000" e "Credores Subcontas FOR.5G00", ou simplesmente indicando no Salto: FOR5G. ![]()
Selecionando a opção de Credor/Subconta, o sistema abre a seguinte tela: ![]() Observações:
A opção "Consulta Credores Pendentes FOR.5G41", mostra os cadastros pendentes para análise da SEFA/DIPRO: ![]() Pelo código do credor (99119063) criado pelo sistema, e indicado na tela "Tabela de Credores/Subcontas FOR.5G00", na opção "Alteração de Credor/Subconta FOR.5G20", temos: ![]()
Depois de devidamente analisados os dados digitados, e se houver concordância, é alterada a "Situação : 2 Pendente" para "1 OK". Mesmo assim o sistema exige a confirmação da alteração, conforme indicado na tela seguinte. ![]()
A consulta à tabela é feita pela tela "Tabela de Credores/Subcontas FOR5G00", na opção "Consulta à Tabela FOR.5G40" e as opções de consulta (basta uma) são as seguintes: ![]() [ Anterior ] [ Próximo ] [ Glossário ] |