Módulo 3 - operação do sistema 3.1 Segurança Senha:Para utilizar o SIAF, os usuários são habilitados formalmente por meio de cadastramento, quando são especificados os perfis e níveis de acesso de cada usuário. O usuário responde integralmente pelo uso do sistema sob sua senha e obriga-se a cumprir os requisitos de segurança instituídos pela SEFA/CAFE, sujeitando-se às conseqüências das sanções penais ou administrativas cabíveis em decorrência do mau uso. Chave/Senha: É o primeiro nível de acesso e se encontra na tela principal da Celepar. Serve para liberar trabalho às pessoas cadastradas no BDI Sistema de segurança da Celepar, com autorização de acesso aos sistemas do SIAF. ![]() O acesso às instruções de "Ajuda ao Usuário Mainframe" é pela "PF1 - AJUDA", no pé da tela da Celepar, acima: ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Chave/Perfil: É o segundo nível de acesso e é formado internamente pelo SIAF a partir da chave do usuário cadastrada na Celepar e do respectivo perfil de acesso previamente cadastrado no SIAF. Identificação do Usuário nas Operações: Quando o usuário entra no SIAF, automaticamente são registrados a sua chave, a hora e de qual terminal foi feito o acesso. Esta medida tem o objetivo de registrar as ações executadas, de todo usuário que se utiliza do sistema. Da mesma forma a inclusão ou modificação de dados no sistema é registrada com a identificação da chave, a hora e o nome do autor da operação. Integridade e Fidedignidade dos Dados: Uma vez registrado um documento no SIAF não é permitida a sua alteração. A imutabilidade dos documentos permite que sejam acompanhadas todas as modificações nos dados do sistema. Para a correção ou anulação de um documento já registrado, é necessária a inclusão de um novo documento de forma a ratificar o anterior e todos os documentos são mantidos no banco de dados. Inalterabilidade dos Documentos: Uma vez incluídos os dados de um documento no SIAF e após a sua contabilização, se for constatada qualquer irregularidade nesses dados, somente será possível corrigi-la por meio da emissão de um novo documento que efetue o acerto do anterior Consistência da Transação: A consistência é a conferência feita pelo SIAF, online, a cada transação submetida no sistema, que consiste na confrontação da documentação comprobatória com condições previamente estipuladas no sistema. Assim atesta-se que, para todos os lançamentos efetuados, existe documentação hábil exigida pela legislação que disciplina a execução orçamentária, financeira e patrimonial. Segurança na Contabilização: É a garantia da padronização e do tratamento idêntico dado às transações introduzidas no SIAF, pela montagem automática dos eventos, que dão origem aos lançamentos contábeis automáticos. Tem como objetivo assegurar o fiel e oportuno registro dos dados contábeis efetuados pelos Órgãos/Entidades, relativos aos atos e fatos de suas gestões financeiras, orçamentárias e patrimoniais, de acordo com a documentação. Auditoria Contábil: Trata-se de rotina desenvolvida para cruzar valores contabilizados entre os diferentes arquivos do sistema, com o objetivo de detectar falhas e irregularidades nos dados armazenados. Assim, a Auditoria do Contábil X Contábil cruza valores entre Contas isoladas ou agrupadas que, por definição devem apresentar saldos iguais, em caso negativo as diferenças são mostradas e o Órgão em questão fica pendente até a sua definitiva regularização. O sistema possui, além da Auditoria do Contábil X Contábil, as Auditorias do Contábil X Orçamento Despesa, Contábil X Orçamento Receita e Contábil X Restos a Pagar. [ Anterior ] [ Próximo ] [ Glossário ] |