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4.5 Transações que não Geram Documentos e Transações Desativadas

As transações geradas automaticamente pelo sistema através da execução de diversas rotinas, ou da integração com outros sistemas processados pela Celepar, pelo fato de não serem transformadas em documentos, embora possam ser acessadas, não serão tratadas neste capítulo por não exigirem a participação direta do usuário. Fazem parte, também deste grupo as transações que por diversos motivos se encontram desativadas. São elas:

CÓDIGO

SIGLA

DESCRIÇÃO

00

ABE

Orçamento Inicial

01

CRE

Correção da Receita Estimada – (desativada)

02

CDO

Correção da Despesa Orçada – (desativada)

05

ABO

Abertura do Orçamento de Despesa

10

SOL

Solicitação de Capacidade de Empenho – (desativada)

36

LCD

Liberação de Cota de Despesa - (desativada)

37

ECD

Estorno de Cota de Despesa – (desativada)

50

NLO

Lançamento de Centralização e Correção – (desativada)

80

PRO

Provisão - (desativada)

98

ENC

Encerramento de Exercício


Preenchimento de Campos Comuns a todos os Documentos:

  • Data: 8 dígitos DD/MM/AAAA (dia, mês e ano);
  • Valor R$ : Campo numérico com valores reconhecidos pela posição do ponto, que substitui a virgula para indicação das decimais. A digitação deve ser iniciada na primeira posição do campo sem a preocupação com o alinhamento dos valores. Se o número for digitado sem o ponto, o sistema reconhece o valor como inteiro, sem decimal. Exemplos: R$ 1.000,00 deve ser digitado 1000 e R$ 1.234,56 deve ser digitado 1234.56;

  • Histórico: Descrever no padrão contábil o ato ou o fato ocorrido.

Preenchimento da Tela Documentos:


Observações:

    Nesta tela o sistema somente reconhece as transações pela codificação alfabética.

    A opção DIGITAR DOCUMENTO NOVO é válida para a geração das transações orçamentárias e contábeis a seguir descritas.

    Os Pedidos de Empenhos pendentes (Pré Empenhos), poderão ser consultados a partir da tela de documentos, na opção CONSULTAR DOCUMENTOS NÃO LANÇADOS. Para transformar o Pedido de Empenho em Nota de Empenho, acessar na mesma tela a opção ALTERAR DOCUMENTO DIGITADO.

    Para cada documento positivo gerado pelo sistema, poderá ser gerado um documento negativo, ou de exclusão, dentro das condições estabelecidas, através das opções: EXCLUIR DOCUMENTO DIGITADO e ESTORNAR DOCUMENTO DO SISTEMA.

    A opção de EMISSÃO DE DOCUMENTO, tanto pode ser acionada na geração do documento, como em qualquer tempo. Por este motivo recomenda-se que as emissões de documentos sejam restritas a casos de real necessidade, pois as transações estão disponibilizadas no sistema a partir do exercício de 1991, quando foi implantada a primeira versão do SIAF.

    A opção ‘Autorização de Estorno DEAM’ só é valida para usuários credenciados do DEAM, com o preenchimento de AUT no código da transação. Ver regras de utilização no preenchimento da transações 60 – EST – Estorno de Empenho e 93 – AUT – Autorização de Estorno do DEAM.

 




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