A integração do SIAF com o Banestado Pagamentos é efetuada através de transmissão eletrônica de arquivos da Celepar para a BISA e vice versa. As transmissões são feitas de acordo com o calendário de pagamentos onde estão estabelecidos os horários de transmissão eletrônica dos dados e as regras de relacionamentos entre os Órgãos e as Entidades participantes do SIAF, a SEFA e o Banestado.
As etapas de transmissão de dados consistem na geração do arquivo das OTBs Ordem de Transferência Bancária e transmissão dos dados ao Banestado até às 20:00 hs e a geração das OPNs Ordem de Pagamento Normal e transmissão até às 7:30hs. Estes processos ocorrem nos dias úteis bancários e são executados pela Divisão de Produção da Celepar (Fechamento e Operação). Nesta etapa são gerados os pagamentos normais dos Órgãos das Administrações Direta e Indireta com recursos do tesouro e recursos próprios. Pagamentos de Órgãos de Outros Poderes e da integração com a Folha de Pagamento não fazem parte deste processo.
DSN=P.FOR.A101.N.PAGNOR.Mmmdd em Cartucho. Estes programas são executados pela PROC FOR5A. Após processada a PROC FOR5A é executado o FORPAG que transmite o arquivo do FOR2P101 para o Banestado. Surgem 3 jobs na fila com o mesmo nome. O último, da máquina CEL3 é que realmente faz a transmissão. Após executado este job da CEL3, vem um retorno imediato do Banestado, pelo sistema CRE do Banestado, confirmando que o arquivo chegou (sair de 3 FOR e ir para 3 CRE). Executar "ver" e verificar se existe um job chamado CREDT101. Caso afirmativo, significa que o Banestado recebeu o arquivo transmitido pela Celepar. A produção imprime e confere o valor informado neste job com os totais gerados pelo programa FOR2P100.
Observações:
Este processo ocorre após uma transmissão processada pela Celepar. O Banestado submete um job denominado FOR2P160 que é executado automaticamente na classe C da máquina CELB (Celepar). Na seqüência é processada a proc FOR3A, que grava os novos dados em cima do arquivo de retorno anterior (DSN=P.FOR.A111.N.PAGRET.ATUAL no STOR30). Após esse processamento, o fechamento recebe uma mensagem na sua impressora local comunicando, que o processo de retorno foi transmitido pelo Banestado. Se o Banestado fizer o retorno de mais de um arquivo FOR2P160 no mesmo horário, o primeiro arquivo será perdido, ficando apenas o registro do último. Neste caso contatar o Banestado para recuperar o arquivo perdido.Processamento de Estornos de Pagamentos Este processo é executado pela Proc FOR6A. e ocorre após o retorno do arquivo pelo Banestado. Programas: FOR2P111 Agrupa 4 registros em 1 de 250 posições; FOR2P110 Processa o arquivo de retorno estornando os pagamentos recusados pelo Banestado, emitindo relatório de todas as ocorrências na impressora local da CAFE/DIPRO, inclusive as mensagens de alerta (pagamentos que não foram recusados, porém com problemas de identificação do credor, etc.). Atualiza o campo STT-FOR-SIT-REMESSA = V (voltou). Back-up do arquivo de retorno: P.FOR.A111.N.PAGRET.Mmmdd, que retém este arquivo por 7 dias. Reprocessamento: Solicitar à Operação da Celepar para criar nova versão do back-up ou executar o comando scratch no existente. Qualquer dos dois programas podem ser reprocessados, visto que um pagamento após ter sido estornado não aceita novo estorno. Exceções: Para o caso de pagamento retornado e não estornado pela rotina acima, como arquivo "queimado" pelo Banestado, pagamento devolvido pelo credor, pagamento a credor errado, pagamento em duplicata, etc., utilizar o JCL FOR2P113 informando no PARM, número da OPN, motivo do estorno e data do estorno.
Consulta aos Pagamentos Estornados: Esta rotina está disponível na "Programação Financeira FVV.4000S" do módulo Consultas deste manual. ![]() ![]() Se após a consulta aparecer a mensagem "Banestado ainda não retornou os pagamentos desta data", aguarde até que o processo de retorno seja executado, ou faça nova consulta com a data final do dia anterior. Para cada pagamento estornado haverá um motivo de cancelamento. Normalmente não haverá necessidade de estornar a liquidação, na maioria das vezes uma simples alteração dos dados da liquidação é suficiente para solucionar o pagamento recusado, como dados de Banco/Agência/Conta do Credor, ou documento não apresentado na Agência no caso de pagamento por Guia ou por Relação.
Consulta a Pagamentos Efetuados pelo Banestado: Esta rotina está disponível no FVV Consultas, "Programação Financeira FVV.4000S". ![]() ![]() Nesta consulta, existe a "OPÇÃO ESPECIAL" que mostra os pagamentos que serão transferidos ao Banestado no próximo dia útil bancário, ou seja, as OPNs que foram emitidas na data atual (hoje). A consulta é útil no caso de OPN processada pelo programa FPF3310R e que por qualquer motivo não tenha sido impressa. Para este caso pode-se solicitar reemissão das OPNs utilizando o FPF3800S na Programação Financeira Pagamentos.
A contabilização dos pagamentos efetuados por OPNs, ocorre diariamente com data de pagamento até a data atual, de forma automática pelo sistema a partir das 00:00 horas, e eventualmente contabiliza os pagamentos oriundos das integrações com as folhas de pagamento SIP e PPE. Programa: FPF3F20A Parm: 19970101 contabiliza desde 01/janeiro até a data atual. DATATU apenas os pagamentos da data atual. DATANT somente os pagamentos do dia anterior. AAAAMMDD desde 01/janeiro até a data informada. Atualizações: Empenho, Liquidação, Pagamentos e controles do sistema (SAT, ORH, PARM-FCO; ADD e ATR para a folha). Processa na rotina noturna automática FORNOTUR. Emite totais de controle na impressora remota da SEFA/DIPRO. ![]() [ Anterior ] [ Próximo ] [ Glossário ] |