[ Apresentação ] [ Sumário ]

    1. Banestado - Pagamentos
    2. A integração do SIAF com o Banestado – Pagamentos é efetuada através de transmissão eletrônica de arquivos da Celepar para a BISA e vice versa. As transmissões são feitas de acordo com o calendário de pagamentos onde estão estabelecidos os horários de transmissão eletrônica dos dados e as regras de relacionamentos entre os Órgãos e as Entidades participantes do SIAF, a SEFA e o Banestado.

       

      1. Geração e Transmissão dos Arquivos

As etapas de transmissão de dados consistem na geração do arquivo das OTB’s – Ordem de Transferência Bancária e transmissão dos dados ao Banestado até às 20:00 hs e a geração das OPN’s – Ordem de Pagamento Normal e transmissão até às 7:30hs. Estes processos ocorrem nos dias úteis bancários e são executados pela Divisão de Produção da Celepar (Fechamento e Operação). Nesta etapa são gerados os pagamentos normais dos Órgãos das Administrações Direta e Indireta com recursos do tesouro e recursos próprios. Pagamentos de Órgãos de Outros Poderes e da integração com a Folha de Pagamento não fazem parte deste processo.

  • Pré-requisitos:

  1. Conclusão do processamento da etapa de contabilização. Em caso negativo, o arquivo será gerado com ZERO pagamentos, somente com header e trailler.
  2. Conclusão do processamento do arquivo retorno do dia útil anterior.

  • Programas:

  • FOR2P100 – Gera o arquivo com 250 posições conforme layout estabelecido pelo Banestado. Lista na impressora remota da CAFE/DIPRO a quantidade e os totais dos pagamentos enviados. Gera CTOTAIS para o fechamento informando quantidades e valor total.
  • FOR2P101 – Divide cada registro em 4 de 76 posições.

DSN=P.FOR.A101.N.PAGNOR.Mmmdd em Cartucho.

Estes programas são executados pela PROC FOR5A. Após processada a PROC FOR5A é executado o FORPAG que transmite o arquivo do FOR2P101 para o Banestado. Surgem 3 jobs na fila com o mesmo nome. O último, da máquina CEL3 é que realmente faz a transmissão. Após executado este job da CEL3, vem um retorno imediato do Banestado, pelo sistema CRE do Banestado, confirmando que o arquivo chegou (sair de 3 FOR e ir para 3 CRE). Executar "ver" e verificar se existe um job chamado CREDT101. Caso afirmativo, significa que o Banestado recebeu o arquivo transmitido pela Celepar. A produção imprime e confere o valor informado neste job com os totais gerados pelo programa FOR2P100.

 

      1. Reprocessamento

  • Se houver problemas no processamento do programa FOR2P100, utilizar o comando SCRATCH no arquivo P.FOR.A100.W.BEP.Mmmdd (a Operação da Celepar faz isto) e resubmeter o programa.
  • Se houver problemas no processamento do programa FOR2P101, além do passo anterior, deve-se também utilizar o comando SCRATCH no arquivo P.FOR.A101.N.PAGNOR.Mmmdd e resubmeter o programa.
  • Se houver problemas no processamento do programa FORPAG (transmissão) deve-se resubmeter o JCL ( O Fechamento da Celepar faz isto).

 

Observações:

  1. Na condição de transmissão de um arquivo vazio, apenas com header e trailler, e se for necessário transmitir mais pagamentos, ou se o Banestado recusar toda a remessa, o reprocessamento deve seguir os mesmos passos descritos anteriormente, ou seja, limpar todos os arquivos gerados, ou criar uma nova versão: P.FOR.A100.W.BEP.MmmddV2, solicitando à Operação da Celepar para alterar a Proc, e refazer todo o processo.
  2. O sistema controla o número da remessa em FDDW-FOR-STATUS (STT-FOR-SEQ-REMESSA-BAN). A cada processamento OK do FOR2P100 este campo é atualizado com +1 e também é atualizado o campo STT-FOR-SIT-REMESSA = F (foi). Portanto, se for necessário reprocessar a proc FOR5A a partir do FOR2P100, cujo arquivo não tenha sido transmitido ao Banestado, deve-se tomar o cuidado para que a remessa seja igual, caso contrário, o Banestado poderá recusar toda a remessa se não for obedecida a mesma seqüência.
  3. Caso ocorra mais de uma transmissão no mesmo dia, por exemplo, um arquivo transmitido vazio por problemas ocorridos no FORNOTUR, ou a recusa total de uma remessa pelo Banestado, o reprocessamento deve ser feito com um novo número seqüencial de remessa, ou seja, são possíveis várias transmissões na mesma data, porém cada processo deve ser completo (Geração, Transmissão, Retorno do Banestado, Processamento do Retorno, Nova Geração, Nova Transmissão, etc...).
  4. As transmissões realizadas após às 12;00 horas não são processadas automaticamente pelo Banestado. Deve-se contatá-los para que recebam a transmissão.

 

      1. Retorno dos Arquivos pelo Banestado
      2. Este processo ocorre após uma transmissão processada pela Celepar. O Banestado submete um job denominado FOR2P160 que é executado automaticamente na classe C da máquina CELB (Celepar). Na seqüência é processada a proc FOR3A, que grava os novos dados em cima do arquivo de retorno anterior (DSN=P.FOR.A111.N.PAGRET.ATUAL no STOR30). Após esse processamento, o fechamento recebe uma mensagem na sua impressora local comunicando, que o processo de retorno foi transmitido pelo Banestado. Se o Banestado fizer o retorno de mais de um arquivo FOR2P160 no mesmo horário, o primeiro arquivo será perdido, ficando apenas o registro do último. Neste caso contatar o Banestado para recuperar o arquivo perdido.

        Processamento de Estornos de Pagamentos

        Este processo é executado pela Proc FOR6A. e ocorre após o retorno do arquivo pelo Banestado.

        Programas: FOR2P111 – Agrupa 4 registros em 1 de 250 posições; FOR2P110 – Processa o arquivo de retorno estornando os pagamentos recusados pelo Banestado, emitindo relatório de todas as ocorrências na impressora local da CAFE/DIPRO, inclusive as mensagens de alerta (pagamentos que não foram recusados, porém com problemas de identificação do credor, etc.). Atualiza o campo STT-FOR-SIT-REMESSA = V (voltou).

        Back-up do arquivo de retorno: P.FOR.A111.N.PAGRET.Mmmdd, que retém este arquivo por 7 dias.

        Reprocessamento: Solicitar à Operação da Celepar para criar nova versão do back-up ou executar o comando scratch no existente. Qualquer dos dois programas podem ser reprocessados, visto que um pagamento após ter sido estornado não aceita novo estorno.

        Exceções: Para o caso de pagamento retornado e não estornado pela rotina acima, como arquivo "queimado" pelo Banestado, pagamento devolvido pelo credor, pagamento a credor errado, pagamento em duplicata, etc., utilizar o JCL FOR2P113 informando no PARM, número da OPN, motivo do estorno e data do estorno.

         

        Consulta aos Pagamentos Estornados: Esta rotina está disponível na "Programação Financeira FVV.4000S" do módulo Consultas deste manual.

        Se após a consulta aparecer a mensagem "Banestado ainda não retornou os pagamentos desta data", aguarde até que o processo de retorno seja executado, ou faça nova consulta com a data final do dia anterior.

        Para cada pagamento estornado haverá um motivo de cancelamento. Normalmente não haverá necessidade de estornar a liquidação, na maioria das vezes uma simples alteração dos dados da liquidação é suficiente para solucionar o pagamento recusado, como dados de Banco/Agência/Conta do Credor, ou documento não apresentado na Agência no caso de pagamento por Guia ou por Relação.

         

        Consulta a Pagamentos Efetuados pelo Banestado: Esta rotina está disponível no FVV – Consultas, "Programação Financeira – FVV.4000S".

        Nesta consulta, existe a "OPÇÃO ESPECIAL" que mostra os pagamentos que serão transferidos ao Banestado no próximo dia útil bancário, ou seja, as OPN’s que foram emitidas na data atual (hoje). A consulta é útil no caso de OPN processada pelo programa FPF3310R e que por qualquer motivo não tenha sido impressa. Para este caso pode-se solicitar reemissão das OPN’s utilizando o FPF3800S na Programação Financeira – Pagamentos.

         

         

      3. Accounting dos Pagamentos

A contabilização dos pagamentos efetuados por OPN’s, ocorre diariamente com data de pagamento até a data atual, de forma automática pelo sistema a partir das 00:00 horas, e eventualmente contabiliza os pagamentos oriundos das integrações com as folhas de pagamento SIP e PPE.

Programa: FPF3F20A

Parm: 19970101 – contabiliza desde 01/janeiro até a data atual.

DATATU – apenas os pagamentos da data atual.

DATANT – somente os pagamentos do dia anterior.

AAAAMMDD – desde 01/janeiro até a data informada.

Atualizações: Empenho, Liquidação, Pagamentos e controles do sistema (SAT, ORH, PARM-FCO; ADD e ATR para a folha).

Processa na rotina noturna automática FORNOTUR.

Emite totais de controle na impressora remota da SEFA/DIPRO.

Os pagamentos com problemas e não contabilizados são listados junto com os totais acima e não farão parte do arquivo para o Banestado.




[ Anterior ] [ Próximo ] [ Glossário ]